A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação - PPGCITE informa que a entrega de documentos e matrícula da nova turma 2025 será no período de 24 a 28 de fevereiro de 2025, no horário das 08 às 12h e 13:30 às 17h. O envio dos comprovantes de matrícula pela secretaria do programa será nos dias 05 e 06/03. O início das aulas será no dia 10 de março. Os documentos a serem apresentados são os pedidos no Art. 35 do Edital do processo seletivo:

a) Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF;
b) Fotocópia do Diploma de Graduação;
c) Fotocópia do Histórico Escolar de Graduação;
d) Fotocópia do título de eleitor com comprovação de votação na última eleição e/ou certidão de quitação
eleitoral;
e) Fotocópia do certificado de reservista, para candidatos do sexo masculino; Termo de Compromisso, de
dedicação integral ao curso, devidamente assinado.

O termo de compromisso está na página formulários do site do Programa.

Para as turmas que já estão em andamento o período de matrícula em disciplinas será de 24/02/2025 a 10/03/2025.

O Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação deseja a todos nossos discentes e docentes um ano cheio de novas ideias, projetos e colaboração. Que 2025 seja um ano de crescimento, gratidão e muitos sonhos realizados! Boas festas!

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação – PPGCITE, torna público a divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo do Mestrado referente ao Edital n. 004-2024 - Seleção Mestrado PPGCITE - Turma 2025.

Link da página

 

O Mini-Glossário: Tucumã do Pará apresenta socioterminologias relacionadas ao ofício com o Tucumã no município de Acará/PA, demonstrando a realidade socioprofissional desta atividade desempenhada na Amazônia Paraense, na região do Baixo Tocantins. Para efeito de organização, o mini-glossário encontra-se distribuído em três campos semânticos, organizados alfabeticamente, que expressam as partes do tucumã, os produtos feitos do tucumã e os produtos feitos do caroço do tucumã.

A obra foi realizada por meio das vozes dos sujeitos que vivem deste ofício, os quais, pela realização do seu trabalho, expressam as suas vivências com o tucumã do Pará, suas histórias, memórias e múltiplas identidades que constituem o sujeito amazônico e sua forte ligação com a floresta. O livro perfaz uma manifestação de valoração para com este ofício, o cuidado e a manutenção da palmeira, que possibilita variados usos provenientes do tucumã do Pará, bem como fomenta a bioeconomia e, ações afirmativas, como instrumento de mediação da aprendizagem ativa, no que tange ao processo socioeducacional em diversos ambientes, sejam eles escolares ou não.

Neste momento de lançamento, gostaríamos de agradecer a todos os pesquisadores que assinam esta obra. E, em especial, o povo acaraense, que nos concedeu a honra de suas vozes e compartilhou do seu ofício com o tucumã do Pará, fazendo deste sonho acadêmico um instrumento de ação social e integração entre universidade e sociedade civil.