O Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) segue a missão, a visão e os princípios da UFPA, os quais foram definidos e registrados no PDI 2016-2025. A missão da UFPA consiste em “produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”. Como visão, consta: “Ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela qualidade no ensino, na produção de conhecimento e em práticas sustentáveis, criativas e inovadoras integradas à sociedade”.
Consoantes com esses princípios, o PPGCITI apresenta como MISSÃO “a formação de profissionais capacitados ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino interdisciplinares com foco nas relações e práticas históricas, sociais, econômicas, culturais, ambientais e educacionais constitutivas das cidades, das identidades e dos múltiplos territórios que constituem a região amazônica”. A VISÃO do PPGCITI está assim delineada: “Ser reconhecido como referência nos estudos sobre Cidades, Territórios e Identidades, em uma perspectiva crítica comprometida com a diversidade sociocultural, territorial e o desenvolvimento sustentável da região amazônica”.
O Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades mantém uma única área de concentração: Estudos Sociais e suas Humanidades, que tem por objetivo a compreensão dos aspectos relacionais entre cidades, territórios e os agentes sociais, preocupados em compreender as complexidades identitárias expressas nas culturas, nas linguagens e nas artes das sociedades estudadas. O PPGCITI está estruturado em três linhas de pesquisa, a saber:
Linha de Pesquisa 1: Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios – Estudos de políticas públicas e suas relações históricas, sociais e culturais; na identificação dos conflitos constitutivos das cidades e dos territórios, observados por meio da descrição, análise, documentação e pesquisa de fontes primárias. Inserem-se nesta linha os estudos do fenômeno políticos, sociológicos, antropológicos, geográficos e educacionais.
Linha de Pesquisa 2: Identidades: Linguagens, Práticas e Representações - Estudos das práticas sociais e humanas e das relações de poder, na perspectiva da memória e da história, individual e/ou coletiva, com ênfase no entendimento das construções e representações identitárias materializadas na cultura, na educação, na linguagem e na arte dos grupos sociais estudados.
Linha de Pesquisa 3: Educação, Estado e Territorialidades – Contempla estudos e pesquisas no âmbito da relação Estado e Sociedade, com foco nas diferentes políticas públicas Educacionais. Estudo dos Sistemas e dos regimes de colaboração entre os entes federados, bem como das identidades docentes e dos processos educativos em espaços formais e não formais no campo e na cidade como expressão das territorialidades regionais. Além, dos estudos sociológicos da Educação, bem como, dos fundamentos da Ciência política, relacionados ao papel do estado e o seu reflexo nas ações públicas das organizações sociais no território.