Grupos de Pesquisa da Linha 1: Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios

 

GEPIATI-Grupo Estudo e Pesquisa Interdisciplinar sobre Ambiente, Território e Interculturalidade

Líder: Eliana Teles Rodrigues

O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar, acompanhar e divulgar estudos que envolvam questões socioambientais e a cultura de povos e comunidades tradicionais no estuário amazônico, especificamente na região do Baixo Tocantins. Nesse contexto desenvolve estudos e trabalhos sobre as mudanças e os impactos socioambientais no processo de territorialização desses grupos.

 

GEPESEED - Sociedade, Estado e Educação: governos municipais e educação do campo

Líder: Afonso Welliton de Sousa Nascimento

Realizar pesquisa e extensão buscando construir identidades e saberes das águas junto as populações ribeirinhas a fim de discutir o papel do Estado no desenvolvimento das políticas educacionais públicas, tomando como foco de análise a gestão municipal e as experiências de educação no campo, consiste numa necessidade investigativa de fundamental importância para microrregião do Baixo Tocantins, uma vez que possibilitará uma maior articulação entre as discussões teórico-conceituais que permearão todo desenvolvimento da pesquisa e a operacionalização das políticas educacionais nos municípios em estudo. Consideramos que essa articulação teórico-empírica trará avanços significativos em termos de produções teóricas que nos possibilitem compreender de forma aprofundada a problemática da questão educacional dos municípios, bem como da educação do campo.

 

Estudos da Biodiversidade e Sustentabilidade na Amazônia Tocantina

        Líder: Yvens Ely Martins Cordeiro

Pelos princípios da modernização, a utilização e a preservação dos recursos naturais que devem acontecer em equilíbrio para que se possa garantir os princípios da sustentabilidade no meio rural e a viabilidade das gerações futuras. A repercussão na Amazônia Tocantina sobre a etnobiodiversidade e sociobiodiversidade merecem atenção das principais instituições de pesquisa do Norte do Brasil, e faz com que a avaliação dos impactos ambientais provocados por atividades econômicas, inerentes a expansão da ação humana na terra, imponha a necessidade de monitoramento contínuo e extremamente dinâmico. As atividades deste Grupo de Pesquisa concentram-se nos estudos etnopedológicos ,etnobotânicos e etnozoológicos. Assim, as informações geradas permitirão o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o plantio e manejo de reursos naturais, gerando renda as comunidades rurais do Baixo Tocantins.


GEAMB -Grupo de pesquisa em Educação e Políticas Ambientais

       Líder: Pedro Chaves Baia Junior

 

Grupos de Pesquisa da Linha 2: Identidades: Linguagens, Práticas e Representações

 

EXPERIMENTAÇÕES: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica

Líder: Vilma Nonato de Brício

O Grupo pretende fortalecer o debate sobre Currículo, subjetividades e sexualidades na educação básica para problematizar a constituição histórica dos sujeitos, questionando as diferentes práticas de normalização e valorizando as múltiplas formas de resistências. Diante do cenário atual de ameaça das liberdades, do Estado laico, da retirada de direitos que impactam nossos fazeres docentes e como pesquisadorxs torna-se cada vez mais importante trazer à tona um debate que evidencia as múltiplas constituições de gênero e sexualidade experenciadas na ambiência escolar.

 
Museologia, Memória e Mitopoéticas Amazônicas

Líder : Diogo Jorge Melo

O grupo propõe-se a desenvolver conhecimento nas áreas de Museologia, principalmente teórica, assim como questões de memória social e de mitopoéticas, vinculadas ao território amazônico ou outras áreas de interesse. Se divide em três linhas distintas, a primeira abraça a “Museologia e Decolonialidade”, embasada nos estudos decoloniais e correlatos para compreender processos museológicos e museais, no sentido emancipador das estruturas da colonialidade do poder. A segunda abarca as “Mitopoéticas Afro-Amazônicas”, pois produz pesquisas com base em saberes do imaginário social da região, com destaque dos saberes afro-diaspóricos. Por fim, a terceira, “História da Ciência e Memória de instituições informacionais”, propondo pesquisas sobre memória e história oral de diversos protagonistas em espaços sociais distintos, principalmente instituições informacionais, tais como Museus, Arquivos e Bibliotecas.

 

GELINDA – Grupo de Estudos Linguísticos da Diversidade da Amazônia

       Líder: Brayna Conceição dos Santos Cardoso

Este grupo visa a elaboração de estudos sobre linguagem/linguística, relacionados a cultura amazônica, seja de natureza de análises descritivas seja da realização de práticas educacionais que permeiam a identidade amazônica em ambiente social e escolar. Mais especificamente, objetiva-se a realização de: a) Descrições Sociofonéticas do Português da Amazônia; b) Descrições dos falares amazônicos: análises lexicais, lexicográficas, socioterminológicas e dialetais; c) Mapeamento Metalexicográfico da Língua Portuguesa na Amazônia; d) Questões de Semiótica, Variação e Ensino: reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa; e) Jogos Pedagógicos: o brincar e refletir sobre a linguagem. Os resultados destes estudos revelar-se-ão úteis para refletir e realizar ações práticas, em prol a comunidade amazônica, no que concerne ao avanço educacional, pensado de acordo com a realidade local, seus saberes e suas vivências.

Grupos de Pesquisa da Linha 3: Identidades: Educação, Estado e Territorialidades

GEPEBATO - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais na Região do Baixo Tocantins

Líder: Alexandre Augusto Cals e Souza

O Grupo de Pesquisa surge como necessidade para estudar e pesquisar as Políticas Educacionais que estão sendo implementadas nos municípios que compõem a região do Baixo Tocantins no Estado do Pará.

GESTAMAZON - Estado e Educação na Amazônia

Líder: Orlando Nobre Bezerra de Souza

Líder: Ney Cristina Monteiro de Oliveira

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON), tem como objetivo analisar a relação entre o Estado e a Sociedade, destacando as reformas do Estado capitalista e as políticas do poder estatal no âmbito da Educação. O grupo proporciona estudos referentes à relação do Estado com os movimentos sociais na Amazônia, Avaliação Institucional e Ensino Superior. O grupo atua no ensino, pesquisa e extensão, além de dedicar-se à orientação de monografias e dissertações na UFPA e TCCs. o grupo desenvolveu atividades do curso de especialização de EJA Privados de Liberdade. Atualmente desenvolve Pesquisa por meio do Projeto intitulado "A lógica dos Programas educativos na configuração das Políticas Educacionais no Brasil e em Portugal: Implicações na Governação e nas práticas escolares.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Violência nas Escolas

        Líder: Vivian dos Santos Lobato