Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDINEIA DE SENA SILVA LOPES
DATA: 24/02/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Video conferência
TÍTULO:

UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS (IN)VISIBILIDADES DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA UFPA CAMPUS ABAETETUBA/PA.


PALAVRAS-CHAVES:

GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, LGBTQIA+


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalho intitulado “Um olhar para a diversidade na Educação Superior: As (in)visibilidades das temáticas de gênero e sexualidade na UFPA, Campus Abaetetuba/PA”, justifica-se pela necessidade da visibilidade das abordagens sobre a temática da diversidade de gênero e sexualidade na Universidade. Paulo Freire (2021), um dos Educadores brasileiros mais fluentes do século XX, defendia que a educação deve ser um instrumento de libertação e transformação social, ainda segundo ele, a educação deve ajudar a desconstruir preconceitos e estereótipos sociais, promovendo a empatia e o respeito. Em suas obras, pautava uma sociedade igualitária, diversificada, humanizada, onde os indivíduos tivessem a consciência daquilo que viviam a fim de problematizarem as diversas questões sociais e, a partir disso, proporem soluções com base na criticidade das suas ações. Discorrermos sobre o seguinte problema de Pesquisa A Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, a partir de diferentes ações e estratégias efetivadas possibilita a visibilidade da temática da Diversidade sexual e de gênero em seus processos formativos nos cursos de graduação? Para responder a tal questionamento, elecamos os seguintes obejtivos; Objetivo Geral: Analisar as repercursões dos processos formativos que ocorrem na Universidade, no sentido de perceber a valorização e a visibilidades das causas e das pessoas 1 A música 'Flutua', interpretada por Pabllo Vittar com a participação de Johnny Hooker e Majur, é um poderoso manifesto de amor e resistência. A letra aborda a luta contra o preconceito e a discriminação, especialmente no contexto das relações LGBTQIA+. Desde o início, a canção questiona o que a sociedade, representada por figuras de autoridade como os pais e Deus, dirá sobre o amor entre duas pessoas do mesmo sexo. Essa introdução já estabelece o tom de desafio e coragem que permeia toda a música LGBTQIA+. Objetivos Específicos; Perceber se os processos formativos na Universidade fomentam identidades, interações e relações nos seus ambiente próprios (formais, não formais e informais) ; Verificar se as proporsições e ações institucinais não formais implementadas no espaço universitário contribuem na afirmação da identidade das pessoas LGBTQIA+; Discutir as dimensões mais significativas de como as pessoas LGBT’s se expressam socialmente a partir das experiencias e vivencias na Universidade. A pesquisa está ancorada teoricamente em: HALL (1997), BUTLER (2021, 2003), LOURO (2000, 2014), SANTOS E CAHUÍ (2013), HOOKS (2021), BARBOUR (2009), GIDDENS (2002), RIBEIRO (2017) entre outros. A metodologia adotada foi a qualitativa do tipo descritiva/explicativa, o método encontra-se pautado na concepção dialética e o quadro teórico de referência no materialismo histórico. O instrumento de coleta de dados, foram a observação direta intensiva e grupal e a entrevista semiestruturadas realizada por meio de grupo focal, a Pesquisa teve como colaboradores três estudantes dos cursos de graduação da UFPA Campus abaetettuba/Pa,esses participantes são pessoas da comunidade LGBTQIA+. Nossos resultados apontam a existência de apagamentos das identidades, sexualidades dos corpos e das vozes representadas pelas pessoas LGBTQIA+, em suas lutas de reexistência, respeito, visibilidade, dignidade, liberdade para viver seu bem viver, e a garantia dos direitos humanos adquiridos legalmente. Vale ressaltar que esse campo investigativo foi e sempre será um grande desafio para qualquer pesquisadora (o), pois, trata de vidas, de histórias, de memórias, de dor, sofrimento, violências, mas que também vislumbra a e essência da amorosidade, da dignidade, do viver, do ser feliz, da liberdade e principalmente fala de vidas que importam e que são importantes para a construção de uma sociedade justa, equitativa em sua diversidade humana. Apesar das dificuldades desse processo, observamos que as percepções delineadas pelos sujeitos indicam que a Educação pode se constituir enquanto meio de acesso e construção de perspectiva de um futuro promissor, de projeto de vida pessoal, social, acadêmico e profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAYANA BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO